quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cirque du Soleil - Parte 2





Continuando a jornada.


Depois de conhecer os estúdios, que ficavam todos no nível inferior, subimos as escadas e fomos dar uma olhada num tipo de biblioteca que eles tem, mas para os diretores artísticos, diretores de criação, figurinistas, maquiadores, cenógrafos... Enfim para o pessoal de criação e produção de novos shows. Uma biblioteca com muito material visual, fotos de diferentes lugares e de várias culturas, povos, cidades, países. 

Este material é para a pesquisas de novos espetáculos, serve para estudos e busca de referências, imagens e inspiração.


Descendo novamente, fui levado às salas de múltiplas funções, eram salas bem amplas, tanto em altura como em profundidade, mas tinha algo bem interessante: essas salas foram construídas para poderem se subdividir ou ser ampliada, nessas salas haviam dispositivos que permitiam que as paredes pudessem ser “guardadas”, umas eram puxadas até o teto e outras eram meio sanfonadas e recolhidas para os lados das salas.

Essas salas serviam para ensaios de dança, pesquisa, trabalho teatral, malabares e até técnicas de equilíbrio; aliás, eu vi umas pernas de pau hidráulicas, agora vocês vão me desculpar porque com tanta coisa que vi e ouvi, esqueci o material que eram feitos essas pernas de pau, ou eram de titânio ou um tipo de carb... Enfim, esqueci, só sei que eram muito, mas muito leves e bonitas. 

Logo mais vou postar umas fotos delas, não resisti e tirei algumas fotos para meus  amigos que curtem.




As salas de concepções, pesquisa, confecção...


Dentro do Soleil existem departamentos de pesquisa e construção de alguns materiais: tem uma parte que é de manutenção de equipamentos e aparelhos, tem uma sala só para pesquisa de tecidos [em tempo: tecidos para figurinos, não “ticidu” para acrobacias], e as de figurino, maquiagem, adereços e calçados! Sim, calçados e adereços, muitas botas, sapatos,  máscaras, chapéus, bonés... 

É tudo muito organizado e  bem feito, para cada artista que entra, eles fazem um molde da cabeça, uma máscara totalmente feita à mão para que os adereços sejam feitos sob medida e na hora do show, não saia nada voando pelo palco.

Muita correria, nesses departamentos eles não param, estão todos sempre fazendo algo, refazendo, construindo... Sem contar os estudos de maquiagem, figurino e adereços dos novos shows que estão em produção.



Musculação e Fisioterapia


Ainda no nível inferior, havia uma academia com salas de fisioterapia. 

Todo artista quando chega aqui, antes de entrar em qualquer show, ele passa por uma avaliação física, e, com a resposta do médico e fisioterapeuta, estando ok, é assinado o contrato e ele passa a fazer parte da empresa. 

Algo bem interessante: no Soleil, quando algum artista sofre alguma lesão, ele imediatamente volta para a sede onde passa por avaliações e tratamento, e continua recebendo seu salário, sendo descontado apenas uma porcentagem. 

Quem tem lesão faz um horário de trabalho como um funcionário: chega de manhã e começa os procedimentos fisioterápicos passando depois para a parte de fortalecimento e o que mais for necessário dependendo do caso. 

Sempre com acompanhamento especializado, com um profissional sempre ao lado acompanhando o artista. 

Todo trabalho sempre é personalizado, individual. 

Mas a academia de musculação é aberta aos funcionários do Soleil também, quem quiser fazer uma forcinha, perder umas gordurinhas...


E eu vou terminando essa parte por aqui porque agora vou ver se eu perco as minhas...


À bientôt!

2 comentários:

melissa helena disse...

Susu!!! Que saudades!!!
Nossa, aproveita tudo isso que você está vendo por aí hein, vai servir pra muita coisa. Com certeza cai abrir horizontes.
Tira bastante foto!!! Também quero ver tudo!!!
Beijos

LuanaJT. disse...

Olá Carlos!!!
Pesquisando no Google sobre o Cirque du Soleil, encontrei seu blog.... estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso (Design de Moda)...e minha paixão é figurinos...Cirque du Soleil e a dança ( sou bailarina),
gostaria de saber se vc de alguma forma poderia me achar a ter mais informações sobre a criação de figurinos e tudo mais!

desde já agradeço! sucesso pra vc
e Deus te abençoe!!
Luana
luanajt@yahoo.com.br