quarta-feira, 31 de março de 2010

Programação do Centro de Memória do Circo

Pessoal querido,

Para quem curte artes, principalmente circo, teatro e cinema, vai rolar nas próximas semanas um ciclo de curso e filmes comentados por grandes pesquisadores e pensadores das artes.

O curso é gratuito [\o/] e os cines debates terão o valor simbólico de um real, sim 1 real [R$ 1,00]

Divulguem!

Onde fica?

Centro de Memória do Circo

Galeria Olido - São Paulo

Av. São João n.473 - térreo [próximo à estação República de metrô]

telefone: (11) 3397 0199


Inscrições:

(11) 3397 0177

contato: memoriadocirco@prefeitura.sp.gov.br

Divulguem! Participem!

abraços


CURSO - O CIRCO E O MODERNISMO BRASILEIRO: VERTENTES E DESDOBRAMENTOS

Distribuído em três etapas, o curso pretende situar o universo do circo, destacar características específicas e modos de ser dessa arte popular, de sua linguagem gestual e verbal, visando caracterizar a representação dos palhaços. O interesse é o de relacionar essa vertente fecunda da cultura popular com diretrizes das vanguardas européias do século XX e acentuar a importância do circo no âmbito do modernismo brasileiro na década de 1920.

Nessa discussão serão focalizadas obras de diferentes artistas no campo da pintura, cinema, literatura. Em relação à literatura e à crítica, serão destacadas obras de Oswald de Andrade e de Mário de Andrade, textos de Yan de Almeida Prado, Decio de Almeida Prado, Paulo Emilio Sales Gomes. Nesse contexto, distingue-se ainda a presença no Brasil do poeta fraco-suíço Blaise Cendrars, primeiro a reconhecer o talento do palhaço Piolim.

Professora: MARIA AUGUSTA FONSECA

Profa. Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada FFLCH - USP , autora dos livros Palhaço da burguesia - Serafim Ponte Grande e o universo circense. São Paulo, Polis, 1979, Oswald de Andrade - Biografia. São Paulo, Globo, 2008, 2ª edição

Datas: 9, 16 e 23 de abril de 2010, das 14h30 às 17h30.

Número de vagas - 20

CINE-CIRCO COMENTADO

DIAS 9, 16, 22 e 29/4, SEMPRE ÀS 18H30

IDADE RECOMENDADA: 10 ANOS

ENTRADA FRANCA


Macunaíma - Dia 9 de abril

(Rio de Janeiro, 1969, 35mm, cor, 105' - exibição em DVD)
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho, Milton Gonçalves
Macunaíma é a história de um anti-herói, ou um herói sem nenhum caráter, nascido no fundo da mata virgem.

Após a sessão, Maria Augusta Fonseca, professora de literatura, autora de "Palhaço da Burguesia" e da biografia de Oswald de Andrade, vai comentar o filme, destacando aspectos circenses da obra.

SUA MAJESTADE PIOLIN - dia 16 de abril

(São Paulo, 1971, cor, 13' - exibição em DVD)

Direção: Suzana Amaral
O palhaço Abelardo Pinto Piolin narrado por ele mesmo. O artista fala de sua carreira no circo, de seu relacionamento com os modernistas e apresenta um número com o palhaço Tony.

Após a sessão, Suzana Amaral vai comentar o documentário que dirigiu no início de sua carreira nos anos 70, quando ainda cursava cinema na ECA. Trata-se de um trabalho de iniciante, é o 2o filme dirigido pela cineasta, embora já se perceba o que viria a ser a sua dedicação para com a sétima arte.

SANTA SANGRE - dia 22 de Abril

(Santa sangre, 1989, México/Itália, cor , 118'- exibição em DVD)

Direção: Alejandro Jodorowsky

Elenco: Axel Jodorowsky, Sergio Bustamante, Thelma Tixou, Sabrina Dennison

Um sádico diretor de circo mutila a esposa depois que ela o flagra com outra mulher. O filho do agressor testemunha tudo e, traumatizado, é internado num manicômio. Anos mais tarde, mãe e filho se reúnem para uma aliança sangrenta e herética.

Após a sessão, o filme será comentado por Maria Alice Vergueiro, atriz que se tornou conhecida pela nova geração através de "Tapa na Pantera", está dirigindo a peça "As três velhas" de Jodorowskyi com estréia prevista para agosto.

O PROFETA DA FOME - dia 29 de Abril
(São Paulo, 1970, 35mm, pb, 93 min)

Direção: Maurício Capovilla

Elenco: Maurício do Valle, José Mojica Marins, Júlia Miranda,

O faquir Ali Khan, principal atração de um circo decadente que percorre o interior paulista, provoca a revolta do público ao se recusar a levar adiante um número em que deveria comer carne humana. Partindo para outra cidade, decide apresentar seu derradeiro espetáculo.

Após a sessão, o filme será comentando por José Mojica Marins, que interpretou no filme o faquir Ali Khan, personagem inspirado no faquir Silk que, por várias vezes jejuou no Paissandu e entorno, e de quem Mojica foi amigo pessoal.

CAFÉ DOS ARTISTAS

Sempre às segundas feiras a partir das 15h00

Homenagem ao "Café dos Artistas" - encontro entre artistas e empresários circenses que ocorre, desde o início do século XX, no Largo do Paissandu, às segundas-feiras.

Cronograma

5 de abril - Dando continuidade ao programa "Memória Oral do Circo Brasileiro", o Centro de Memória do Circo entrevista a curitibana Denise Wal e o baiano Jailton Carneiro, artistas circenses do Cirque du Soleil que integram elenco do espetáculo em turnê pelo Brasil

12 de abril - Programa "Memória Oral do Circo Brasileiro" entrevista Alcebíades Albano Pereira, filho de Albano Pereira, o Fuzarca, e neto de Alcebíades Pereira, parceiro de Piolin na década de 1920, e bisneto de Albano Pereira - um dos maiores empresários da história do circo brasileiro.

19 de abril - Bate papo com Marlene Querubim, empresaria circense, diretora fundadora do Circo Spacial, da Academia Brasileira de Circo e da União Brasileira de Circos Itinerantes - UBCI, que estará autografando os livros de sua autoria "Marketing do Circo" (2003), "Coração na lona" (2007) e "Momentos mágicos - poesia" (2009), todos da editora Orion

26 de Abril - Programa "Memória Oral do Circo Brasileiro" entrevista Dayse Seyssel Piro Barreto e Neide Seyssel Piro Parasmo, da tradicional família Seyssel que, entre outros artistas, gerou Waldemar, o palhaço Arrelia. Dayse, que nasceu no Largo do Paissandu, no início da década de 1930, quando o circo de sua família ali fazia temporada, fez parte da primeira corporação feminina da Guarda Civil, em 1956.

2 comentários:

Marco Alcantara disse...

Se eu ainda morasse em Sampa seria uma ótima programação.

Sou um dos colunistas do Lion of Zion e gostaria de lhe convidar para nos visitar.

O blog é bastante atualizado e lá você pode discordar e concordar livremente nos comentários.

Nos SIGA também para receber as atualizações e mantermos contato.

http://cartesianofinito.blogspot.com/
Abraço!

Alexandre Pitante disse...

Paz,

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.